28 de junho de 2014

Resenha: Divergente


Roth, Veronica. Divergente, 2011

Eu não li Divergente, eu engoli Divergente! Conheci o livro por meio de uma indicação de uma amiga e eterna insistência para que eu lesse, ainda bem que o fiz. O livro não é somente mais uma distopia, vai muito além disso, Veronica faz uma crítica a sociedade que nos leva a refletir sobre quem somos e como agimos. Além de discutirmos a sociedade como um todo e seu futuro. No contexto do livro, a sociedade é dividida em cinco facções, Amizade, Audácia, Erudição, Franqueza e Abnegação.

Leio Na Rede, Gaby Monteiro, Divergente, Livro, Cinema

Todos as pessoas faziam um teste quando fizessem 16 anos para ver para qual facção iriam. Com Beatrice não foi diferente, ao completar 16 anos a garota da abnegação foi fazer o teste, porém esse não funcionou nela, ela apresentava tendências para mais de uma facção, sendo assim divergente, algo que apresenta perigo para o governo. Se eu fizesse o teste, seria da Amizade, o mais pacífica possível, mas Tris não é assim e isso fica cada vez mais claro quando a história desenrola.


Capa, Leio na Rede, Gaby Monteiro

O livro mescla ação, romance e reflexão, tudo perfeitamente balanceado. Divergente é o primeiro livro da trilogia, sendo seguido por Insurgente e Convergente. O livro foi adaptado para o cinema em 2014, estrelado por Shailene Woodley e Theo James. Também tem a participação de Ansel Elgort. 

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O filme foi uma boa adaptação, mas, por serem feitos muitos cortes da história, houve uma enorme adaptação no final. Não ficou ruim, mas muda um pouco, para dar um ar Hollywood na história, pois o final do primeiro livro não tem muita graça (mas o final dos outros dois…).




PS: quando estiver lendo, não conte para as pessoas, ou se contar não renda a conversa, as pessoas gostam de dar  o spoiler final da série quando vêem alguém lendo Divergente. Mesmo sabendo o spoiler vale a pena ler, eu descobri o final antes mesmo de começar Divergente, mas mesmo assim a série merece ser lida.

Classificação:
Leio na Rede, Gaby Monteiro

2 comentários:

  1. :( :( Vou ler a série... Mas já choveu spoiler pro meu lado! kkk

    ResponderExcluir
  2. Já li toda a série também. Gostei muito dos dois primeiros livros, mas me decepcionei um pouco com o desenrolar de Convergente e com como a história acaba e tudo o mais. Também assisti ao filme e gostei, mas ao mesmo tempo não gostei muito. Não achei grande coisa, mas só pela Jeanine, que foi interpretada pela Kate Winslet, já valeu a pena. Sem dúvidas a melhor parte do filme.

    http://blogityours.blogspot.com.br/

    PS> Você aceita parcerias?

    ResponderExcluir