10 de julho de 2014

Leituras obrigatórias da escola nem sempre são ruins...

Existem coisas que todo aluno odeia, como provas, trabalhos no último dia de aula ou ler os livros que a escola exige… Em relação ao último acredito que a opinião negativa é quase unânime, até eu que devoro livros não fico contente em ter que ler obrigada, ainda mais aquelas obras de séculos passados… Mas de vez em quando as obras indicadas pela escola são boas, e hoje falarei sobre algumas que gostei e me marcaram.

Começo por um livro de Walcyr Carrasco que li quando estava na 6 série (atual 7 ano), Vida de Droga. 

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O livro é o único que foi cobrado pela escola que estudo e a maior parte dos alunos leu e gostou! A obra conta a história de Dora, uma garota rica que acaba se envolvendo com as drogas após sua vida e sua família desmoronarem. "Vida de Droga" leva qualquer um a refletir sobre suas ações e como está levando a vida. É um dos poucos livros indicados pela escola que eu guardei, por avaliar que leria depois, é uma obra incrível.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Outro livro que gostei foi "Estrelas Tortas", também de Walcyr Carrasco. Nesse livro, Marcella é uma jovem esportista que sofre um acidente de carro ficando paraplégica. A obra é um exemplo de superação e um incentivo para que contornemos os obstáculos da vida. Esse, infelizmente, não tenho mais em minha estante…

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O próximo livro que me marcou e foi indicado pela escola foi "Depois Daquela Viagem" de Valéria Piassa Polizzi. É um livro que narra a história da própria Valéria e como ela descobriu e lidou com o fato de ter contraído AIDS aos 16 anos. Achei a história linda e mais um exemplo de como a vida não é fácil, mas as pessoas são guerreiras.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Um livro que a escola indicou, mas eu não terminei de ler por ser final de ano e eu já ter sido aprovada, foi "Capitães de Areia" de Jorge Amado. Coloco esse livro nesta lista, pois apesar de não ter finalizado a leitura, li uma parte e gostei da história e da narrativa. Pretendo terminar a leitura e resenhá-lo aqui no blog. O livro já foi adaptado ao cinema e narra a história de meninos de rua que vivem de pequenos furtos e golpes na cidade de Salvador.

E por fim, os livros "A Metamorfose" de Franz Kafka e "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. Os livros em si, eu não gostei, mas a análise feita pela minha professora foi sensacional.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O enredo é a transformação de um caixeiro-viajante em um  inseto monstruoso. O livro é pequeno e vale a pena para a reflexão sobre a vida, o trabalho e os deveres de uma pessoa dentro da sociedade e da família.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Em "Vida Secas", percebemos como é a vida dos nordestinos, independente da época, sempre movida pela estação da seca. Isso nos leva a pensar nas condições de vida lá e, a partir das caracterizações dos personagens Fabiano e Sinhá Vitória, percebemos como são caracterizados os homens.

Então é isso, apesar de os livros indicados pela escola serem, na maioria das vezes, antigos e tediosos, leiam todos. Pode ser que você encontrará histórias muito boas, como as que eu encontrei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário