12 de janeiro de 2017

Da rede para a tela, do livro para o filme: Desventuras em Série

O Da Rede para a Tela de hoje vai ser um pouquinho diferente porque não vamos falar sobre uma adaptação para o cinema, e sim para a TV. A série de livros Desventuras em Série do Lemony Snicket foi adaptada para uma série de TV pelo Netflix e estreia amanhã!


Os livros contam a história dos irmãos Baudelaire que tentam desvendar o mistério da morte de seus pais enquanto buscam um lar. As crianças ficam sob a guarda do Conde Olaf, um parente distante e ganancioso que não vai medir esforços para ganhar a fortuna dos sobrinhos. São 13 livros que narram essa horripilante aventura que já conquistou mais de 60 milhões de leitores em todo o mundo. A editora Seguinte relançou o box com todos livros em uma edição tão maravilhosa (não tão bonita assim para o nosso bolso) que eu fico só babando e desejando. Se quiser dar uma olhada, clique aqui.


Antes de ser adaptado para o Netflix em 2017, a história dos irmãos Baudelaire já ganhou as telonas em 2004 com Jim Carrey (Conde Olaf), Emily Browning (Violet Baudelaire), Liam Aiken (Klaus Baudelaire), Kara e Shelby Hoffman (Sunny Baudelaire), Meryl Streep (Tia Josephine) e Jude Law(Lemony Snicket). O filme foi elogiado, mas para os leitores fieis dos livros não foi suficiente, não retratou completamente a experiência dos irmãos Baudelaire.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Primeira linha: Jim Carrey, Meryl Streep e Jude Law
Segunda linha: Emily Browning, Liam Aiken e Kara Hoffman

Portanto, o Netflix resolveu investir e produzir uma série para Desventuras em Série. A série terá 8 episódios na 1 temporada e conta com Neil Patrick Harris (Conde Olaf), Malina Weissman (Violet Baudelaire), Louis Hynes (Klaus Baudelaire) e Patrick Warburton (Lemony Snicket). Todos os fãs já estão bem ansiosos para assistir a adaptação que pelos teasers promete ser de ótima qualidade, assim como as outras produções Netflix.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Neil Patrick Harris, Patrick Warbuton, Malina Weissman e Louis Hynes

Eu li 7 dos 13 livros quando era menor e confesso que não lembro porque abandonei a série. Quando soube da adaptação pra TV fiquei louca para reler os livros e terminar a série, mas quando vi o preço do box já dei uns cinco passos para trás! Hahaha. A vontade de ler permanece e quem sabe um dia eu consigo o tão adorado box, enquanto isso já vou preparar a pipoca para curtir os 13 episódios que saem amanhã. Mais alguém está pronto para a maratona?


Uma coisa que eu amo na série é o marketing que ela carrega. Por ser uma história sombria, nem mesmo o narrador aconselha o leitor a prosseguir com a leitura e essa ideia foi disseminada para tudo que tem relação com a história dos irmãos Baudelaire. Então os vídeos divulgando a série dizem para você não assistir e até mesmo na livraria Cultura colocaram uma placa alertando os leitores a terem cuidado!

Foto: Desventuras em Série Brasil
Outra curiosidade é que Lemony Snicket é um pseudônimo para o autor David Handler. O autor utilizava esse codinome para fazer pesquisa em grupos de extrema direita para seus livros e o codinome virou uma espécie de brincadeira entre seus amigos. Como Lemony Snicket ele escreveu a famosa Desventuras em Série e nela é personagem indireto e narrador. Quando era pequeno Lemony fora levado de sua casa por uma organização secreta chamada CSC (Corporação pelo Salvamento das Chamas) e após uma grande fase de testes, se tornou voluntário na organização. Foi lá que conheceu Beatrice Baudelaire de quem se tornou noivo mas não se casou, por motivos desconhecidos. A vida e suposta morte de Lemony está envolta por mistérios, não apenas devido a sua natureza perigosa e excitante como também por dificuldade de se distinguir o que é verdade, o que é mentira e o que é grosseiro erro de O Pundonor Diário. Durante a série ele deixa pistas sobre seu esconderijo, como chegou lá e como chegar até ele. Só lendo para saber…

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Divulgação

Se todos os avisos da equipe de marketing não foram suficientes, deixe-me alertá-los mais uma vez. Não leia os livros, não assista a série, não se torture com essa história, uma vez que você começar a conhecê-la, não tem mais volta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário