31 de agosto de 2017

Resenha: Depois de Você

Moyes, Jojo. Depois de Você, 2015.

O livro conta a história de Louisa Clark após a morte de Will Traynor. Ao final de Como Eu Era Antes de Você, Will deixa uma carta com instruções para Lou aproveitar a vida e viajar para Paris. A jovem segue os comandos da carta, mas meses depois de viajar o mundo continua sentindo o vazio deixado pelo único homem que amou.

Começamos o livro com Lou trabalhando em um bar de aeroporto, morando em um apartamento em Londres que não pode ser chamado de lar e com a vida parada tanto quanto antes de conhecer  Will. A relação com sua família também não mudou, aliás, piorou. Todos em sua cidade natal a julgam por ter permitido e acompanhado Will quando ele colocou fim na própria vida.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Gaby Monteiro

O cenário só muda quando, uma noite, uma pessoa desconhecida bate na porta de Lou. Uma garota. A partir desse momento, a vida de Lou se movimenta, não exatamente como ela esperava. Com a amizade com essa nova garota, Lou começa a sair mais, se preocupar com os outros e conhecer novas pessoas que vão relembrá-la de como é viver.

Não posso comentar mais sobre o enredo porque daria spoilers. Mas o ritmo de narrativa de Depois de Você é um pouco mais rápido que o do primeiro volume, porém ainda temos capítulos que tudo passa devagar.

Eu gostei de como o enredo muda totalmente com a chegada da garota na casa de Lou, mesmo achando algumas atitudes um pouco fora da realidade. Adorei como a família de Lou participa mais do enredo e percebemos mudanças comportamentais nos outros personagens também, destaco aqui a relação dos pais de Louisa, que mesmo estando em crise, rendem boas risadas para o leitor.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Gaby Monteiro

Acredito que o segundo livro passou a mensagem de vida, do fazer a vida valer a pena, melhor do que o primeiro volume. Terminei a leitura de Como Eu Era Antes de Você arrasada, fiquei por dias remoendo a história e inconformada com o final. Já Depois de Você apresenta um final leve, mostra como podemos, em qualquer situação, tirar o bem de algo que parecia sem esperança.


A autora disse que a história de Lou será uma trilogia, portanto podemos esperar mais um livro fechando essa narrativa. Não sei o que Jojo Moyes e Louisa vão aprontar, mas acredito que o último volume vai mostrar ainda mais como é o viver e os dramas da rotina em família, seguindo uma linha muito verossímil com a realidade.

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário