O livro conta a história de Starr, uma adolescente americana negra e que mora no gueto. Desde pequena, ela aprendeu com seus pais como deve agir diante de um policial, de modo que não sofra nenhum tipo de violência por parte deles. Esse ensinamento é colocado à prova quando seu melhor amigo, Khalil, é assassinado por um policial, e bem na sua frente. Sendo a única testemunha, ela precisa lidar com as exigências tanto do lado de seus amigos, familiares e vizinhos - que querem justiça pela morte de Khalil-, quanto com as ameaças por parte da polícia, que insistem em culpar o garoto.
O ponto mais importante da obra é conscientizar sobre o racismo, e de uma forma bastante direta. A personagem Starr, ao longo da trama, vai questionando diversos valores sociais e instiga o leitor a pensar sobre isso. O racismo da sociedade é colocado de forma descarada no livro, a autora realmente faz com que você reflita sobre todo o ódio racial e como as pessoas se comportam diante dele, sendo negras ou não. Contudo, não foi escrito de forma comercial, apenas para ganhar dinheiro e fazer sucesso com essa temática. Não é uma história para agradar, mas sim uma que incomoda bastante e não passa batido.
Acredito que seja um livro que todas as pessoas deveriam ler. Apesar da história ser bastante pesada e causar muitas emoções desde a primeira página, é um assunto que ainda precisa ser debatido.
O Ódio Que Você Semeia ganhará uma adaptação para o cinema, que estreará no Brasil dia 6 de dezembro deste ano. Vamos ver como será?
Para comprar o livro, clique aqui. Comprando pelo link no Leio na Rede, você ajuda o blog a crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário