17 de julho de 2014

Entrevista: Marina Carvalho

Estou trazendo para vocês a entrevista com a escritora Marina Carvalho, autora de "Azul da Cor do Mar", "Ela é uma Fera", "Simplesmente Ana" e "De Repente Ana". Tenho certeza que vocês vão gostar de conhecer um pouquinho mais da Marina, assim como eu.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto - Márcia Karina

Leio na Rede: Quando você descobriu que queria ser escritora?

Marina: A vida inteira eu escrevi, desde pequena mesmo. Mas jamais pensei que um dia publicaria alguma de minhas histórias. Essa realidade só se tornou possível pelo incentivo de uma amiga, em 2011, quando ela se propôs a acompanhar o processo de escrita de “Simplesmente Ana”. Então eu resolvi arriscar.


Leio na Rede: Qual foi sua reação ao perceber que suas histórias encantam e apaixonam tanta gente?

Marina: Eu ainda não sei o que dizer ou o que pensar. É tão fantástico e, ao mesmo tempo, tão inacreditável que às vezes chego a pensar que isso não está acontecendo realmente comigo. (risos)


Leio na Rede: O que é a primeira coisa que você faz quando está em processo de escrita, como no começo de romance por exemplo?

Marina: Planejo cada passo da história, cada capítulo. Traço minha rota para que não me perca ao longo do desenvolvimento da trama.


Leio na Rede: Qual foi o caminho que trilhou para aperfeiçoar sua escrita?

Marina: Primeiro, acho que escolhi estudar jornalismo na faculdade para aprimorar as técnicas de escrita. Depois me especializei em Língua Portuguesa com o objetivo de ter domínio das normas ortográficas e gramaticais. Além disso, leio e escrevo muito, sempre, incansavelmente. Isso ajuda bastante a melhorar a qualidade dos textos.


Leio na Rede: Os seus personagens são pura invenção de sua imaginação ou você os baseia em amigos e conhecidos?

Marina: Pura invenção! Claro que alguns acabam adquirindo características e qualidades de algumas pessoas com quem convivo. Mas não crio nenhum deles inspirada especificamente em alguém.


Leio na Rede: Como a história de "Simplesmente Ana" surgiu?

Marina: Ela veio da minha paixão pelos contos de fadas da Disney. Como estava decidida a escrever uma história para tentar sua publicação, resolvi inventar uma princesa nossa, brasileira, diferente de todas as outras que vemos / lemos por aí.


Leio na Rede: Você se acha mais parecida com a Rafa ou com a Ana?

Marina: Hum… Não sei. (risos) Acho que tenho um pouquinho das duas, para ser bem democrática e não magoar nenhuma delas. ;)


Leio na Rede: Quem você prefere: Alex ou Bernardo?

Marina: Que pergunta injusta! Claro que amo os dois igualmente. (risos)


Leio na Rede: O que podemos esperar de De Repente Ana?

Marina: Muito mistério, um pouco de tensão, reviravoltas, amadurecimento de alguns personagens, ressurgimento de outros…


Leio na Rede: Por fim, qual dica você dá para jovens escritores?

Marina: Que eles nunca desistam de tentar e que escrevam sempre, com afinco, procurando focar nos assuntos que mais dominam e amam.


Leio na Rede: Mais uma vez muito obrigada, parabéns por tudo que já alcançou e por suas obras maravilhosas! Esperamos ansiosamente para a continuação da história de Ana!


Marina: Eu que agradeço. Adorei as perguntas! Beijos a todos os leitores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário