30 de outubro de 2014

Vale a pena ler de novo

Até pouco tempo atrás eu não entendia nem conseguia reler livros. Qual era o propósito? A história não ia mudar, eu já saberia tudo mesmo, para que gastar meu tempo com uma história que já conheço, sendo que tem tantas que ainda quero conhecer? Minha opinião quanto a isso era firme, até Hazel Grace entrar em minha vida e junto dela Uma Aflição Imperial.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

A paixão com que Hazel descrevia o livro e o carinho que sentia por ele, a ponto de só relê-lo, me encantou. Achei bonita essa história de ter um livro que sempre te desperta a vontade de ler, que te agrada em qualquer momento, um enredo que te prende sempre, mesmo que você saiba o final.

Resolvi tentar achar meu próprio “UAI” e decidi começar por "A Culpa das Estrelas". Consegui relê-lo, me emocionar de novo e ter mais vontade de ler ainda. Então, tentei com outro livro, "Quem é você, Alasca?” e consegui mais uma vez. A vontade de reler novamente essas duas obras está acesa, mas a lista das novas histórias só cresce… 


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Refletindo sobre essa mudança de opinião conclui que o enredo e o desfecho dos livros realmente não mudaram, mas o que muda e vai continuar mudando é o leitor. A primeira vez que li A Menina que Roubava Livros tinha por volta de 12 anos, logo não compreendi bem a história. Ano passado com meus 16 anos o reli e a obra fez muito mais sentido e percebi detalhes da história que nunca tinha reparado.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Agora entendo, ao reler o livro percebe-se um detalhe ou outro que na primeira leitura não é captado. Além disso, como nosso modo de pensar e ver as coisas muda a medida que crescemos, ao ler o mesmo livro em épocas diferentes, temos percepções diferentes. Hoje sou do time que relê e incentiva a releitura de livros, uma história boa merece ser contada mais de uma vez, certo?

Aqui estão alguns livros que indico a releitura: 

A Culpa é das Estrelas, John Green
Quem é Você, Alasca?, John Green
A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak
Vida de Droga, Walcyr Carrasco
Estrelas Tortas, Walcyr Carrasco

E você, qual a sua lista? Comente os livros que já releu, quem sabe eu não os releio também?

Um comentário:

  1. Eu sempre releio meus livros favoritos conforme o tempo passa. A ilha perdida, um livro que conheci ainda na infância, de uma série bem antiga, foi relido várias vezes e estou doida pra ler de novo. Inclusive, A menina que roubava livros está na minha lista de releitura <3

    novavelhahistoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir