20 de novembro de 2014

Bienal do Livro de Minas - Parte 1

A Bienal começou na última sexta feira (14/11) e o Leio na Rede foi no sábado (15/11) e no domingo (16/11) conferir como estava esta edição da feira. Ao chegar no Expominas achei que estava no lugar errado, ou estava em outra bienal que não a de BH. Haviam filas tanto para comprar ingresso quanto para quem já tinha o ingresso, e a fila não era pequena! 

No sábado um dos grandes eventos que aconteceu foi o lançamento de Apaixonada por Histórias da Paula Pimenta. A primeira coisa que fiz na bienal foi pegar a senha e logo de cara percebi uma das mudanças desta edição, não existe mais a localização das ruas por placas no teto. Você consegue se localizar olhando para o chão, onde está escrito “Rua H”, por exemplo, ou pelas grandes bolas no teto que indicam pontos estratégicos como o Ponto de Encontro, a Bienal em Quadrinhos e tantos outros.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Essa edição da feira está realmente diferente e superior a qualquer outra Bienal de Minas. Além de uma programação mais completa e com presença de vários autores nacionais, a feira está com uma estrutura melhor. Destaco o estande da Leitura que apresenta descontos mínimos, mas muitas opções e destaque para a Literatura Nacional. Também destaco o estande do Grupo Autêntica que está com 10% de desconto na compra de 1 ou 2 livros e 20% na compra de 3. Além disso, o Grupo Autêntica é uma das poucas editoras infanto juvenis que tem estande próprio na feira. Neste estande você também encontrará a Fani e o Leo, personagens de Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta, para tirar foto.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

A programação infantil também está cheia, muitas contações de histórias e teatros para os pequenos, além da presença de alguns personagens de filmes e séries que as crianças adoram. Encontrei Ana, Elsa e Olaf, personagens de Frozen, e claro, não pude deixar de registrar o momento!

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Let it go, let it go!

Outros pontos que também estão com uma programação recheada de diversão são a Bienal em Quadrinhos e o Café Literário. No sábado avistei Gregório Duvivier de longe. Uma novidade muito legal desta edição é o Auditório Ariano Suassuna, local onde estão acontecendo bate papos e lançamentos. Participei do bate papo com Paula Pimenta no sábado e com Thalita Rebouças no domingo.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Paula foi atenciosa como sempre, respondeu perguntas dos leitores e conversou um pouquinho sobre blogs, comentou a importância deles, deu dicas de como fazer e comentou sobre sua coluna no site da Veja. Falou também sobre o novo livro, as crônicas e o futuro filme de Fazendo Meu Filme que ainda está em processo de adaptação do roteiro. A foto oficial com a autora ainda não foi postada, por isso ainda não tenho o registro de nosso encontro para compartilhá-lo com vocês.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

No domingo foi a vez da carioca Thalita conversar com os leitores. Com seu jeito divertido a autora explicou como quebrou o braço em sua festa de 40 anos semana passada e prontamente respondeu às perguntas dos fãs. Thalita também contou que a primeira faculdade que fez foi de direito e fez piada com a duração que teria uma audiência se ela fosse advogada. A escritora deu dicas para quem quer escrever, disse que é muito importante ler e escrever sempre, todos os dias, nem que seja somente uma linha. Para completar a festa, cantamos parabéns para Thalita que dançou no ritmo de nossas palmas. E de acordo com a mesma, por ser muito fofa, fofíssima, ela mandou fazer uma carimbo especial para a Bienal “360 beijos melados da autora de braço quebrado”, e com um sorriso no rosto carimbou os livros e tirou fotos e selfies com todos os 400 leitores presentes.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Thalita Rebouças, Lu Piras, Ique Carvalho, Iris Figueiredo

Nesse primeiro final de semana de Bienal também conheci outros autores muito legais. Lu Piras, Ique Carvalho (do blog The Love Code) e Iris Figueiredo (do blog Literalmente Falando) são extremamente carinhosos. Assim que ler os livros deles resenho para vocês!

Então foi isso tudo que aconteceu no primeiro final de semana de Bienal! Não se esqueçam que a feira vai até domingo (23/11) e ainda dá tempo de conferir como ela está e encontrar autores! Vale muito a pena! 

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Semana que vem tem mais notícias sobre a Bienal, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário