29 de dezembro de 2014

Resenha: Sábado à Noite

Dewet, Babi. Sábado à Noite, 2012.


O primeiro volume da trilogia da escritora carioca narra a história de Amanda e seus amigos. Amanda é uma garota de 16 anos, popular, aparentemente fútil e que esconde sua paixão por Daniel Marques. Daniel é um maroto, um dos bagunceiros idiotas do colégio que quer atenção e que também gosta de Amanda. Mas, esse romance é contra todas as regras do mundo juvenil!

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O livro de Babi não é somente sobre o romance de Amanda e Daniel, apesar de ser o que move a história. A obra é narrada em terceira pessoa, mas isso não me incomodou. Na verdade, no começo, o que me confundiu foi a quantidade de personagens principais! Cinco garotas e cinco garotos, eu fazia a maior confusão para lembrar quem era quem, mas depois ficou natural e parecia até que Guiga, Carol, Maya, Anna, Amanda, Bruno, Caio, Rafael, Fred e Daniel eram meus amigos. 

Com o desenrolar da história você percebe o quanto a amizade é importante e o quanto as crenças sociais impostas no ambiente estudantil pelos jovens é desnecessária. Babi fez um encontro com prato principal de miojo com brocólis ser o jantar mais romântico do mundo.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Um elemento que torna o livro mais especial é a presença da Scotty, a banda misteriosa que toca nos bailes de Sábado à Noite inventados pelo diretor da escola de Amanda para integração social.

O final do livro é de partir o coração, ainda bem que eu já estava com o segundo volume da série do meu lado e pude continuar de onde parei! Com uma linguagem simples, engraçada e encantadora, Babi me viciou no dia a dia dos marotos e é impossível não identificar alguma similaridade do universo do livro com o universo real escolar. Este é um livro que renderá boas risadas e alguns suspiros.

Uma breve curiosidade: SAN era uma fanfic baseada na banda McFly, então existem algumas citações relacionadas à banda britânica, mas não é necessário ser fã de McFly para ler a obra, ela agora independe da banda.

Classificação:

Um comentário: