10 de julho de 2015

Entrevista Iris Figueiredo

A entrevista de hoje é com a autora de Confissões On-line e Dividindo Mel, Iris Figueiredo.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: Quando você descobriu que queria ser escritora?

Iris: Desde nova gosto de escrever. Uma parte de mim sempre soube que queria levar isso como profissão.

Leio na Rede: Você planeja a história do livro todo antes de começar a escrevê-lo?

Iris: Não! Sou péssima com planejamentos, eu geralmente vou escrevendo conforme a história surge na minha cabeça. Minha criação é bem livre e bastante louca! Queria muito saber planejar, mas sempre que tentei, não consegui.

Leio na Rede: Seus personagens são inventados ou inspirados em amigos e conhecidos?

Iris: Parte deles vem da minha cabeça, mas um personagem ou outro é inspirado em pessoas reais ou tem traços de pessoas que conheço. Uma das personagens de Confissões On-line 2 é inspirada na minha melhor amiga, mas é uma homenagem pela ajuda que ela me deu durante a escrita do segundo.

Leio na Rede: De onde veio a ideia para Confissões On-line?

Iris: Eu tinha uma ideia para a história da Mari, mas não estava funcionando. Conversando com uma amiga (a escritora Dayse Dantas), comentei o enredo com ela e veio a sugestão: criar um canal no YouTube para a Mariana. Foi aí que a história desenrolou. Mas a ideia inicial veio de coisas do meu próprio Ensino Médio.

Leio na Rede: Perguntinha cruel: Arthur ou Bernardo?

Iris: Se eu fosse escolher um dos dois para ter como namorado, seria o Bernardo. Ele é um dos personagens masculinos que mais gostei de criar!

Leio na Rede: Quem você admira no mundo literário?

Iris: De autores brasileiros, admiro muito a Paula Pimenta e a Marina Carvalho. A trajetória das duas me motiva bastante a continuar trabalhando. Estrangeiros, fico com o John Green e a Sarah Dessen. Me inspiram muito na forma que contam histórias e na postura como escritores.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: Você trabalha como editora, o que mais gosta na sua profissão?

Iris: O mais legal de trabalhar com edição de livros é apostar em uma história inédita e ver ela sair do papel e se transformar em um sucesso no mercado. É legal saber que você tem um papel nisso.

Leio na Rede: Seu primeiro livro foi Dividindo Mel, porém ele não é mais encontrado nas livrarias, você pretende republicá-lo? Tem vontade de torná-lo uma série também?

Iris: Dividindo Mel será relançado em breve, mas não tenho a menor pretensão de transformar em série! Acho que a história da Mel acaba bem fechadinha - e o "depois dos felizes para sempre" aparece em Confissões!

Leio na Rede: O que podemos esperar de Confissões On-line 2?

Iris: O livro começa depois que a Mariana volta do Canadá. Podemos esperar algumas respostas que ficaram faltando no primeiro livro e um pouco mais da Mari lidando com a fama virtual.

Leio na Rede: Para você, o que não pode faltar em um livro?

Iris: Não pode faltar uma boa história de amizade! Eu acho que é uma das coisas que mais gosto em livros - amizades bem construídas. Amigos são muito importantes pra mim.

Leio na Rede: Deixe um recado para os jovens futuros escritores e para os leitores.

Iris: Nada acontece de uma hora para a outra. É preciso muito trabalho e esforço, alguns obstáculos vão aparecer no caminho. O importante é não desistir do que você deseja.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a Iris? Não deixem de ler o livro e acompanhá-la no blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário