24 de março de 2016

Entrevista: Angélica Pina

A entrevista de hoje é com a autora mineira Angélica Pina, autora de Quilômetros de Saudade e Outros Tantos Quilômetros.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Leio na Rede: Quando você decidiu que queria escrever um livro?
Angélica Pina: Eu já tinha a vontade guardadinha dentro de mim, mas chegou um ponto em que as circunstâncias conspiraram a favor e eu só precisei de um pouco de coragem para dar o pontapé inicial. Eu parei de trabalhar para cuidar do meu filho após seu nascimento e passei a aproveitar o tempo livre para ler mais. Nisso surgiu o convite para fazer resenhas para um blog literário e logo algumas pessoas me incentivaram com a pergunta “Por que você não escreve um livro?”. Foi o empurrãozinho que faltava!

Leio na Rede: Como foi o processo de buscar uma editora?
Angélica Pina: Acho que parecido com o que acontece com a maioria dos autores nacionais desconhecidos: vários e-mails para editoras perguntando se estavam recebendo originais, muita ansiedade aguardando respostas e quase nenhuma chegando. Até que vi um post de um blog sobre um livro da editora que publiquei, que eu ainda não conhecia e resolvi entrar em contato. Quinze dias depois estávamos fechando contrato. Como eu estava muito ansiosa para publicar logo, nem pensei duas vezes antes de topar a proposta.

Leio na Rede: Qual seu processo de escrita? Você esquematiza todo o livro antes de desenvolvê-lo ou simplesmente vai escrevendo?
Angélica Pina: Não esquematizo todo, começo a escrever geralmente sem saber até mesmo como será o final. Eu faço um rascunho com as ideias iniciais, traço o perfil dos personagens principais com suas características físicas e personalidade, anoto datas, momentos importantes e me jogo na escrita. A história vai tomando forma e seguindo seu rumo durante o processo.

Leio na Rede: Seus personagens são baseados em pessoas conhecidas ou você os criou totalmente?
Angélica Pina: Eu os criei totalmente, mas certamente me inspiro em algumas características minhas ou de pessoas que conheço. Empresto vivências pessoais a eles e uso algumas situações que eu já vi ou ouvi em algum lugar, mas a maior parte de tudo é ficção e criação minha mesmo.

Leio na Rede: De onde surgiu a ideia da história para “Quilômetros de Saudade”? É baseada em alguma vivência pessoal?
Angélica Pina: Nunca tive um romance como o de Quilômetros de saudade, mas tenho amizades à distância que serviram como base, pois por causa delas acredito que relacionamentos assim são reais e possíveis. O relacionamento da Dani com o Jorge eu criei meio que satirizando alguns relacionamentos que vi em outros romances, que valorizam apenas o fato de o mocinho ser lindo e rico.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: “Outros Tantos Quilômetros” é um spin off de seu primeiro livro. Como foi escrever sobre outros personagens do mesmo universo?
Angélica Pina: Foi uma delícia! Eu amei poder contar um pouquinho mais sobre a turma que criei no primeiro livro, pois tenho um carinho enorme por eles. Além de criar protagonistas totalmente diferentes do primeiro e conhecer melhor a Gabi e o Vini que tinham aparecido pouco, pude trazer de volta cada um dos outros e mostrar como andava a vida deles depois do término de Quilômetros de saudade.

Leio na Rede: Você escreve uma história no Wattpad, “Apaixonados por Ela”. Quais as diferenças entre escrever online e a publicação física de um livro? Tem alguma pretensão de publicar um livro dessa história que posta regulamente?
Angélica Pina: Eu comecei a postar essa história no Wattpad como um desafio comigo mesma. Eu queria escrever a partir do ponto de vista de um protagonista masculino e achei que assumir o compromisso de postar regularmente me faria não desistir no meio do caminho. Além disso, tem a questão de sentir a reação dos leitores, o que é ótimo. É diferente ter “prazos a cumprir”, já que desde o início defini duas postagens semanais, então mesmo que às vezes eu tenha outros compromissos ou não esteja lá muito inspirada, eu me cobro de sempre estar em dia com os leitores. Não tenho grandes pretensões com ela, quero deixá-la completa na plataforma, mas pode ser que depois de um tempo eu a coloque em formato e-book na Amazon.

Leio na Rede: Quem você admira no mundo literário?
Angélica Pina: Autores nacionais que admiro muito são Carina Rissi, pela criatividade enorme e escrita totalmente cativante e Maurício Gomyde, pelo talento e pela forma como ele tem construído uma linda carreira. Também admiro muito as autoras Colleen Hoover e Jojo Moyes, pela forma como inserem temas importantes e totalmente originais em suas histórias.


Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede:  O que podemos esperar de Angélica Pina em 2016?
Angélica Pina: Espero que muitos eventos literários e mais livros publicados. hehehe...
Na verdade, o que já tenho programado é a Bienal do Livro de Minas, que acontecerá nos dias 15 a 24 de abril e eu estarei no estande da Liga de autores mineiros.
Estou escrevendo um livro em conjunto com mais três amigas escritoras, será um conto de cada com um tema em comum e as histórias se entrelaçando em alguns pontos. Está ficando bem legal e pretendemos lançá-lo na Amazon em breve.
Por fim, já tenho uma nova história pronta e estou em busca de uma editora para publicá-la também.

Leio na Rede: Deixe um recado para os jovens escritores e leitores.
Angélica Pina: Aos jovens escritores, eu digo que mesmo quando bater aquele desânimo, seja por causa de como anda o mercado, por causa de alguma crítica negativa ou qualquer tipo de palavra pessimista, continuem escrevendo, lendo muito, estudando para aprimorar a escrita, prosseguindo rumo ao objetivo que é produzir Literatura de qualidade. Todo escritor é também é um sonhador e não podemos abrir mão dos nossos sonhos!
Aos leitores, eu agradeço pela abertura que têm dado à Literatura nacional e digo que temos muitos talentos espalhados por aqui, basta dar uma chance e encontrar aquele livro do gênero e estilo que gostam.
E à Gaby, muito obrigada pelo convite, pelo espaço, pelas perguntas e por todo apoio que você sempre dá aos autores!

Gostaram de conhecer mais sobre a Angélica Pina? Não deixem de conhecer o trabalho da autora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário