16 de março de 2016

Entrevista exclusiva: Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos

A entrevista de hoje é mais que especial! Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos respondem em primeira mão perguntas sobre seu novo livro 1+1, a Matemática do Amor que será lançado no primeiro semestre pela Editora Faro. Olha só o que eles contaram:

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Leio na Rede: Como vocês se conheceram?

Augusto: A gente se conheceu pela internet alguns meses antes de começarmos a escrever o livro, e foi muito curioso como a nossa amizade “floresceu”. Foi muito rápido. Com pouco tempo a gente começou a falar sobre tudo, e conversar diariamente. Só fomos nos conhecer pessoalmente uns oito meses depois, quando o Vini veio pra BH e se ‘hospedou’ na minha casa. Antes disso, nunca tínhamos nos visto. E quando ele veio, o livro já estava uns 80% escrito... Tudo via internet!

Leio na Rede: De onde surgiu a ideia para a história de 1 + 1?

Vinícius: Começou de uma forma muito bonita, de verdade. Eu estava passando por problemas pessoais muito sérios, e acabei abandonando alguns projetos. O Augusto, que ouvia minhas confidências, acabou escrevendo o primeiro capítulo de 1+1 e me mandou, pedindo para que eu escrevesse um capítulo resposta.
Nós já havíamos conversado sobre futuramente escrevermos algo juntos, mas o 1+1 veio desse gesto bonito dele, querendo me fazer ficar melhor. E quando percebemos, já tínhamos o livro nas mãos.

Leio na Rede: Como foi a divisão de escrita?

Augusto: Eu fiz o primeiro capítulo, que na verdade foi uma espécie de ‘prólogo’ do meu personagem e mandei pro Vini. Ele fez um outro ‘prólogo’ da história pelo Bernardo. E aí fomos conduzindo assim: um capítulo eu (pelo ponto de vista do Lucas) e outro ele (pelo ponto de vista do Bernardo). Mesmo assim, tínhamos liberdade para mudar algo que não havíamos gostado no capítulo do outro. Geralmente, fazíamos isso com “toques”, do tipo: “Vini, não gostei disso... Acho que podíamos fazer de tal forma”, e ele fazia o mesmo comigo. Foi bem tranquilo.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Leio na Rede: Como foi escrever um livro em dupla? É mais difícil do que sozinho? Quais as dificuldades enfrentadas?

Vinícius: Foi uma experiência bem diferente do que é escrever um livro sozinho. E eu diria que não é nem mais fácil, nem mais difícil que escrever sozinho, mas há sim seus pontos positivos e negativos. Para escrevermos juntos, eu e o Augusto tivemos que nos despir de nossas preferências o tempo todo, e sempre pensar no que seria melhor para o conjunto da obra. Eu abri mão de ideias, ele abriu mão de ideias, e no final buscávamos juntar tudo o que queríamos. Então acho que a parte mais difícil é realmente saber que nem tudo o que você pensar/quer pro livro, será o que a outra pessoa quer também. Mas o mais legal é que eu e o Augusto aprendemos muito um com o outro – e certamente levaremos esse aprendizado para sempre conosco.

Leio na Rede: Se vocês tivessem invertido os papéis, vocês acham que a história seria muito diferente? 

Augusto: Eu acho que não... Provavelmente o Bernardo teria ficado com a personalidade do Lucas e vice-versa... 

Leio na Rede: Como foi a criação da capa (maravilhosa), a ideia do desenho partiu de vocês?

Vinícius: Bem, nós tivemos um brainstorm com a editora, e várias ideias surgiram. Mas eu e Augusto ficamos muito gratos a Faro, porque a cada nova capa, nós tinhamos Liberdade para opinar e dizer o que gostamos ou não. A equipe criativa simplesmente não parou de testar possibilidades até chegarmos a capa atual e eu e Augusto sentirmos que era a opção perfeita.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Leio na Rede: 1 + 1 é um romance homossexual que aborda vários preconceitos. Por que vocês resolveram abordar esses temas?

Augusto: Sinceramente, não sei. Quando o Lucas (que é o meu personagem) surgiu na minha cabeça, ele era um menino de 13 anos, e que descobriria, aos poucos, gostar do melhor amigo. Conversando com o Vini, ele gostou da ideia e decidimos abordar isso: a aceitação. No fim das contas, os personagens cresceram (no livro finalizado eles tem 16 anos) e a gente mudou um pouco a questão da descoberta, mas ela ainda está lá. Por algum motivo, achamos importante contar a história de dois melhores amigos que se apaixonam, e que precisam lidar com esse sentimento: entender o que é, decidir se conta ou não para o outro... Viver a dúvida entre se permitir viver essas emoções a flor da pele ou se deixar sufocar pelo medo. E claro que, com isso, muitos outros problemas são traçados, como o preconceito, a homofobia e outros males que precisam ser erradicados da sociedade.

Leio na Rede: Qual a reação que vocês esperam dos leitores?

Vinícius: Acho que ao ler, os leitores sentirão várias emoções. O livro é bem humano e sentimental. Mas, de uma forma ampla, espero que ao lerem, as pessoas percebam que não precisamos rotular nossos sentimentos, nem julgá-los ou coisas do tipo. Amor é amor, independente de qualquer coisa.

Leio na Rede: Qual a mensagem que vocês buscaram passar?

Augusto: Acho que, no fim, a mensagem do livro mostra que o sentimento dos dois é puro como de qualquer outro casal, independente da orientação sexual... E é isso que esperamos passar para as pessoas.

Leio na Rede: Como serão os lançamentos?

Vinícius: Ainda não podemos comentar muito sobre, mas teremos uma tour, com, até agora, quatro datas. Logo poderemos contar tudo para vocês!

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Leio na Rede: Como surgiram com o nome 1+1?

Vinícius: O nome 1+1 surgiu de uma forma muito orgânica e natural. Foi durante um trecho do Bernardo, e depois de escrito, passado alguns capítulos, eu e o Augusto achamos que encaixaria perfeitamente com a metáfora em torno do título e o real sentimentos que queríamos passar.

Leio na Rede: Qual foi a parte mais difícil de toda a produção do livro? E a mais fácil?

Augusto: Acho que não houve parte mais difícil ou fácil na escrita, todo o processo foi bem tranquilo por que eu e o Vini fomos muito tranquilos em relação à escrita, prazos etc... Na verdade, escrever eu diria que foi a parte mais fácil. Tivemos dias que fizemos até quatro capítulos. A história prendia a gente: eu fazia um capítulo e mandava, duas horas depois ele devolvia com o capítulo dele, eu mandava outro... E íamos assim. O mais complicado foi um momento que tivemos que parar completamente a escrita do livro e ele (quase) foi cancelado e deixou de existir... Mesmo assim eu enchi a paciência do Vini até ele retomar o projeto comigo, e agora ele vai finalmente para as livrarias.

Leio na Rede: Quanto dá 1+1? (Hehe)

Augusto: Isso é algo bastante discutido... Pode ser dois, ou um. Dependerá do ponto de vista.

Leio na Rede: Deixem um recado para os leitores.

Vinícius: Quero agradecer o apoio e o carinho de sempre. Cada conquista minha, é de vocês também. Sempre agradeço a Deus por tudo o que tenho e por ter vocês na minha vida. Espero que possamos nos encontrar em breve, seja em alguma Bienal, ou nos lançamentos de algum livro! Beijos!

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre o novo livro? Já conhecia os autores? Não deixe de ler as obras já publicadas desses jovens escritores!
Vinícius Grossos - O Garoto Quase Atropelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário