30 de março de 2016

Resenha: Eleanor e Park

Rowell, Rainbow. Eleanor e Park, 2013

O primeiro livro que li do Book Haul que postei há algumas semanas foi Eleanor e Park da Rainbow Rowell.


Fotografia: Thiago Monteiro

O romance adolescente é narrado por duas visões: a de Eleanor e a de Park. Ela é uma jovem com cabelos ruivos bagunçados, é acima do peso, usa roupas masculinas e largas. A mais velha de cinco, Eleanor vive em um lar desestruturado, seu pai os abandonou, o marido de sua mãe, Richie, é temido por todos na casa e sua mãe passivamente aceita tudo o que ele pede. Já Park é um garoto coreano com uma família estruturada, seus pais demonstram amor constante um pelo outro e seu irmão tem a típica relação de implicância entre caçula e primogênito.

Os personagens se conhecem no ônibus escolar quando Eleanor se senta ao lado de Park. Começa, então, uma amizade silenciosa, somente com gestos, que com o tempo viram falas e posteriormente amor.


Fotografia: Thiago Monteiro

Gostei muito da narrativa de Rainbow nesse livro e da construção dos personagens e profundidade do enredo, diferentemente da minha impressão ao ler FanGirl. A única coisa que não gostei foi o final que me decepcionou bastante. Achei a resolução dos últimos fatos muito corrida, além de desaprovar uma atitude de Eleanor.

Fotografia: Thiago Monteiro

A edição que li é em inglês e a leitura foi tranquila, adorei as gírias e expressões presentes nos diálogos. Nessa edição também tem uma pequena entrevista com a autora que diz que pensou em escrever uma continuação para a história, mas visto o sucesso do livro acabou desistindo. Apesar de não ter gostado do final, também não gostaria de uma continuação, acho que a história como um livro único fica perfeita.

Já mostrei em vídeo os detalhes dessa edição colecionador da Barnes and Nobles, para ver clique aqui.

Por fim, fica a saudade desse romance e a indicação para quem quer ler algo com uma pitada de ironia.


Classificação:

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de Eleanor & Park. A vibe anos 1980, a soundtrack maravilhosa. E achei o final bem coerente. Essa edição que você tem muito linda!!!

    ResponderExcluir