18 de outubro de 2016

Espresso Book Machine

Já pensou entrar em uma livraria, caminhar até uma máquina, selecionar o livro que deseja, aguardar cerca de 5 minutos enquanto o livro é impresso e montado e sair da livraria com um exemplar novinho em folha?

A empresa americana On Demand Books pensou nisso tudo e criou a Espresso Book Machine (EBM), uma máquina que produz o livro na hora! O nome da impressora é inspirado no café italiano, já que o tempo que o cliente espera até o livro ficar pronto, é o tempo de se tomar um espresso.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


A EBM puxa por um sistema o PDF original do livro, imprime, cola e encapa o título com qualidade. A máquina foi inventada em 1999 por Jason Epstein na Biblioteca Pública de Nova York. Em 2003, Mr. Epstein e seu sócio Dane Neller fundaram a empresa On Demand Books e desenvolveram melhor a máquina criada anteriormente, integrando-a com o mundo digital. A primeira impressora foi instalada na World Bank InfoShop em Washington, D.C. em Abril de 2006. Em setembro do mesmo ano, uma segunda impressora foi instalada na Biblioteca de Alexandria no Egito, aonde imprimia livros em árabe. Desde então, a venda da impressora cresceu e hoje pode ser encontrada em várias livrarias pelo mundo.

Como é o caso da Les Puf, a Publicadora Universitária da França, que tinha uma loja tradicional no centro de Paris. Devido a dificuldades financeiras, a livraria fechou as portas, mas um ano depois reabriu com uma nova proposta. Agora, era possível imprimir o livro que o cliente queria na hora! Como? Espresso Book Machine! Confira como a máquina funciona:


Incrível, não? A impressora é vantajosa para todos envolvidos no processo literário, desde o autor, passando pela editora, até chegar ao leitor. Para o autor, a vantagem é a possibilidade de ganhar “por fora” a sua porcentagem na venda de seus livros quando são comercializados em lojas de livros usados. Além disso, o autor independente pode se cadastrar no catálogo digital da empresa e ter seu livro comercializado, sem intermédio de editoras. Para as livrarias, uma das maiores vantagens é a economia de espaço na loja, já que não é necessário um estoque físico grande, uma vez que a produção é feita sob encomenda. Já para as editoras, a EBM é mais um canal de vendas com grande visibilidade para os novos títulos, além de evitar o custo com a devolução de livros e o envio destes pelos correios. E finalmente para o leitor, ele encontra milhões de livros em diversas línguas a apenas um clique de distância. Sem falar que é possível comprar edições antigas que já saíram do estoque e ainda tê-las em papel, o livro físico saindo do forno só para você!

Várias livrarias e bibliotecas já adotaram a máquina, inclusive a grande rede norteamericana Barnes and Nobles. No mapa abaixo, é possível identificar todas as lojas catalogadas que possuem a EBM! Também é possível visualizar todas as lojas que utilizam a EBM nessa lista.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Para aqueles que falam que o livro físico vai ser substituído pelo ebook, a Espresso Book Machine é uma boa solução para não acabar com a paixão de leitor de folhear e cheirar as obras que lê! Admito que se essa impressora dominar o mercado completamente, o ambiente da livraria se modifica drasticamente, mas pelo menos a versão física dos livros persiste e continuamos voltando para a casa com as palavras impressas no papel. Achei a ideia da EBM sensacional e mal posso esperar para comprar um livro feito na hora, especialmente para mim!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário