14 de maio de 2015

Resenha: Ainda Não Te Disse Nada

Gomyde, Maurício. Ainda Não Te Disse Nada, 2011.

O livro publicado de forma independente é narrado em terceira pessoa e conta a história de Marina Albertini, uma bela jovem romântica e apaixonada por moda.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Marina é de uma pequena cidade chamada São Pedro da Serra, onde seu pai, vindo de uma tradicional família italiana, é o padeiro. Se Marina continuasse na cidade, esse seria seu destino, assumir a padaria da família, mas como decidiu correr atrás do seu sonho de ser estilista, a padaria ficaria nas mãos de seus irmãos gêmeos mais novos, Tiziano e Pedro.

Na grande São Paulo, Marina estuda moda e trabalha em uma agência de Correios para se sustentar. Um dia, enquanto estava no café da livraria que sempre visitava copiando modelos das revistas de moda, Marina viu uma garota ruiva escrevendo uma carta. A mesma garota ia regularmente ao Correio enviar cartas e, como nos dias atuais isso é muito raro, Marina ficou curiosa e foi conversar com a garota. Descobriu que a menina prestava um serviço de se corresponder com pessoas mais velhas que estavam sozinhas fingindo ser outra pessoa que fora importante para a vida de seu correspondente. A história ficou por dias na cabeça de Marina e ela estranhou não mais ver a ruiva ir à agência. 

Depois de algum tempo, Marina descobre que a garota havia falecido e abre uma carta endereçada à menina. A carta era de Heitor e era linda, apaixonada! Encantada e depois de muito refletir, Marina resolve responder Heitor, como sendo sua amada, assumindo o trabalho da garota ruiva. Mal sabia Marina que essa correspondência ia mudar toda sua vida!

Leio na Rede, Gaby Monteiro

A narração em terceira pessoa não me incomodou em nenhum momento no livro. No fim, acabei adivinhando o fato principal da história, mas isso não fez com que minha leitura desanimasse, ao contrário, só queria fechar ao livro quando chegasse ao final. A personagem de Marina cresce durante a narrativa e correspondência entre ela e Heitor é linda, apaixonada e inspiradora com todos os significados de rosas e conselhos. Os personagens secundários deixam a história divertida e completa, os comentários de Francesca e Thaís são engraçados e as conversas das meninas são muito verossímeis. Otávio, o vizinho de 15 anos, é uma peça com todas as suas cantadas e todos os comentários! Luca, o professor, realmente é muito bonito, mas não vai muito além disso… Tiziano, um dos irmãos, é outra peça que deixa a estada de Marina em sua pequena cidade natal mais divertida. Dona Jane e Seu Patrício são amigos mais velhos importantes para a reflexão de Marina e seu amadurecimento. E H, bem… Só lendo para descobrir mais sobre ele.

Quando conheci o autor, ele me indicou este livro e me garantiu que eu gostaria. Bom, Gomyde acertou! Grudei na história da primeira página até a última. Este é um romance que foge um pouco dos romances-clichês que sou acostumada a ler e gostei bastante! Mal posso esperar para ler outra obra do autor!

Classificação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário