2 de julho de 2015

Entrevista Augusto Alvarenga

Falta pouco para o lançamento de Um Amor, Um Café e Nova York 2! Confira o que o autor falou sobre o novo livro e seu processo criativo:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: Já sabe o que pretende cursar na universidade?
Augusto: Sim! Pretendo fazer algo voltado ao cinema ou artes visuais. Talvez, quem sabe, letras. também é uma opção, mas vou deixar pra decidir depois.
Leio na Rede: O que motivou você a ser escritor?
Augusto: O principal motivo para eu começar a escrever foi a minha necessidade de botar pra fora alguns sentimentos pelos quais eu estava passando e não sabia lidar. Escrevê-los me ajudou muito!
Leio na Rede: No seu blog, "Queria Estar…" , você começou a postar a história de Amanda, porém parou. O que pretende fazer com o enredo da personagem?

Augusto: Amanda é muito especial para mim. Ela vai aparecer em breve, prometo. E pretendo fazer um livro só pra ela… Vamos ver.
Leio na Rede: Para você, o que não pode faltar em um livro?
Augusto: O que mais gosto em um livro é quando o leio e consigo pegar algo de lição ali, seja uma identificação com a minha vida ou com algum momento em especial que eu já tenha passado. Se eu não consigo me identificar com nada, acho o livro chato. Então, basicamente, não pode faltar algo com o que eu me relacione, e/ou me identifique.
Leio na Rede: Qual personagem do mundo literário você gostaria de ter escrito?
Augusto: Alasca, talvez. Me identifico muito com ela, mas não sei se, caso eu a tivesse escrito, ela seria como é… 
Leio na Rede: Como você escolhe os trechos das músicas que iniciam os capítulos do livro?
Augusto: Muitas das músicas que aparecem nas epígrafes são músicas que eu escuto enquanto escrevo. Depois, penso sobre o que fala o capítulo e procure alguma música que eu goste e se encaixe ali… O processo é basicamente esse.
Leio na Rede: E as ilustrações? Ao escrever o capítulo já pensa em qual desenho fará?
Augusto: Não… A maioria dos desenhos são feitos depois que os capítulos já estão prontos, aí eu leio o capítulo e tento encontrar um elemento para ilustrar depois.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: Já esteve em Nova York? 
Augusto: Não, infelizmente eu nunca estive lá.
Leio na Rede: Como fez para descrever o ambiente tão fielmente?
Augusto: Muita pesquisa! O Google Maps foi meu melhor amigo durante a escrita do livro. Blogs e vlogs me ajudaram bastante também, e um amigo meu foi pra lá há alguns anos e me contou a viagem dele em muitos detalhes… O hotel onde a Camila e o Guilherme se hospedam no primeiro livro, por exemplo, é o que meu amigo esteve. Então, basicamente usei: muita pesquisa, blogs/vlogs e a viagem do meu amigo para criar o ambiente mais realista possível. 
Leio na Rede: Por que Nova York? O que o fez escolher essa cidade?
Augusto: Sou apaixonado por Nova York. Por algum motivo, sempre fui. Por isso, quando comecei a história e precisei mandar minha personagem para algum lugar do mundo, não pensei duas vezes…
Leio na Rede: Como é o processo de criação da capa?
Augusto: O processo de criação da capa pode ser bem trabalhoso. No meu caso, eu busquei muitas referências de outras capas de livros no mesmo estilo: a letra usada no título e tudo mais. Depois, decidi ilustrar algum elemento presente no livro (as cidades) e trabalhar com algo de aquarela, que gosto muito. A aquarela entrou no fundo (que ficou até parecendo o “céu”), depois coloquei a cidade. Mais tarde, a editora acrescentou BH em cima, a linha pontilhada e eu adorei, por que representa muito bem a viagem de um local ao outro, e dá a sensação de “dois mundos”, ou de que o mundo dela vira de cabeça para baixo, o que de fato acontece na história. Essa capa é bem especial para mim por esses motives (e mais alguns, rs)…
Leio na Rede: O que podemos esperar do segundo volume de Um Amor, Um Café e Nova York?
Augusto: O segundo volume está maior que o primeiro… Logo, mais coisas acontecerão. Tem alguns personagens novos, e vocês vão poder conhecer mais a fundo alguns que já tinham sido citados anteriormente mas que são fundamentais agora. A Camila está mais madura, e tem que fazer cada vez mais escolhas importantes, que definirão os novos rumos para a história… O resto é surpresa, e sábado vocês vão poder descobrir!

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Estão ansiosos? Não deixem de ler Um Amor, Um Café e Nova York (1 e 2) e de ir no lançamento dar um abraço no Augusto! Você pode ler os dois primeiros capítulos aqui.

Um comentário:

  1. Oi Gaby, tudo bem? Estou super interessada nos livros do Augusto e espero ler em breve! A narrativa deve ser muito legal e a história então... Adoro essa coisa de dois mundos e parabéns pela entrevista. Desejo muito sucesso pro autor! Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir