29 de outubro de 2015

Outubro Especial: Adelina Barbosa

Oi pessoas,
Aproveitando o clima de Halloween, resolvi selecionar alguns livros de terror que já li e que tem tudo a ver com o tema. São alguns dos meus preferidos também e eu adorei a oportunidade de poder dividir com vocês!

     1 -  Caixa de Passáros – Josh Malerman:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Esse é um dos meus queridinhos. Quando comecei a ler, não sabia absolutamente nada sobre ele, mas cismei e quis de qualquer jeito. Comprei logo e passei na frente de todas as outras leituras, já que se dizia de terror e eu estou nessa vibe já faz um tempo.
A história é assim: Algumas pessoas começam a se suicidar e descobrem que isso acontece depois que elas veem alguma coisa. Isso começa em pequena escala, mas logo se espalha pelo mundo inteiro e muitas pessoas começam a se suicidar. Por isso, o medo de abrir os olhos fora de casa se torna constante e as pessoas começam a se isolar e cobrir todas as entradas, de modo que não vissem o que esta do lado de fora, e, caso precisem sair, eles tem que colocar vendas.
O livro conta a história de Malorie, uma mulher que passa por tudo isso grávida! Pois é, quando você pensa que a sua situação está ruim... E isso se passa durante o tempo que tudo começa e Malorie está grávida. A narração vai até quatro anos depois, quando ela resolve sair da casa em busca de ajuda com duas crianças pequenas e atravessar um rio com os olhos vendados.
Imagine a tensão!
Fiquei presa logo nas primeiras páginas. A narrativa é simples, de modo que a leitura flui rapidamente e deixa muito espaço para a sua imaginação. Depois que terminei de ler, fui dormir já achando que era um dos livros mais fodas que já tinha lido. O problema foi que eu não consegui dormir porque fiquei com medo de abrir os olhos e ter uma criatura me olhando e me matar depois. Ou seja, acabei indo pro quarto da minha mãe, de olhos fechados e trombando em tudo.
Ah, e eu conheci o Josh na Bienal do Rio e ele é um AMOR! Conversamos até pelo telefone, no meu desespero, pedindo pra ele me esperar porque eu já estava chegando! Amei muito muito muito! Com certeza, um dos meus livros e autores preferidos pra sempre.

     2 - Nosferatu – Joe Hill:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Joe Hill também é um dos meus autores preferidos! Já era fã desde A Estrada da Noite e quando vi que ele lançou Nosferatu, com uma história que parecia ser mais complexa, tive que comprar e, apesar de ser um livro relativamente grande, li rapidamente porque era a única coisa que eu conseguia fazer durante a semana. Nem escrever eu conseguia, de tão ansiosa que eu ficava para saber o que ia acontecer.
Acontece que existe um homem que sequestra crianças e as leva para a Terra Natal. Sim, bizarro. Lá elas podem ser crianças para sempre e brincar de coisas tipo tesoura-no-mendigo. Divertido, né?
E um dia a Victoria, que tem uma habilidade especial de ir para qualquer lugar com a sua bicicleta (qualquer lugar mesmo, desde que tenha sua bicicleta e a ponte, ela consegue ir de uma cidade a outra em segundos, basta pensar onde quer ir), resolve que quer se meter em problemas. E adivinha só onde ela vai parar. Sim, nas mãos do sequestrador, mas ela consegue fugir.
Só que... Até parece que ele vai deixar isso barato, né?
Me prendeu do início ao fim! Amo o jeito que o Joe Hill escreve e amei ver o crescimento da sua escrita, desde o primeiro livro até esse. Ele está seguindo os passos do pai e, apesar de Stephen King ser o mestre do terror, acho que seu filho não decepciona.

      3 - Coraline – Neil Gaiman:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Como não morrer de medo em Coraline? Uma porta que te leva para um universo alternativo onde existem pessoas parecidas com seus pais, com a pequena diferença do botão em vez de olhos e querem que você fique lá para sempre, sendo filha deles.
É o que acontece quando Coraline, não Caroline, sai em busca de aventura dentro da própria casa e encontra essas pessoas. Também, encontra crianças que tiveram suas almas perdidas e saí em busca delas para poder libertá-las. Ela quer voltar para casa, mas a sua “mãe” não deixa, a não ser que ela consiga cumprir com a tarefa de libertar todas as crianças.
E o mundo ali não é o lugar mais bonito e receptivo do mundo.
Neil Gaiman é genial, não importa o que ele escreva, mas acho que Coraline é um dos seus livros mais assustadores. Apesar de ser um livro infantil, coloca medo em muito adulto por aí.

      4 - Carrie, a estranha – Stephen King:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Foi o primeiro livro do Stephen King que eu li. Na verdade, foi um dos primeiros livros que li na vida e eu nem sabia direito quem era Stephen King e, cara, eu devorei o livro. Fiquei nervosa enquanto lia, sentindo tudo o que a Carrie sentia. Suas frustações, seus medos, sua expectativa para ir bonita ao baile de formatura.
Uma das coisas que eu mais gosto no livro é a simplicidade e como ele acerta perfeitamente nas emoções de uma adolescente. E, claro, em como acontece toda a reviravolta com direito a muito sangue derramado e olhares assustados.
Li a parte da formatura duas vezes, de tão incrível que achei. Eu simplesmente não podia acreditar no que estava acontecendo porque, apesar de saber que alguma coisa ia dar errado, eu não estava esperando tanto! Esse é, com certeza, um dos meus livros preferidos do Stephen King, por mais clichê que possa parecer.

     5 - A Noiva Fantasma – Yangsze Choo:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Falando de terror, eu não podia deixar de lado a Darkside, é claro. Com uma edição completamente maravilhosa de capa dura, a história do livro não deixa nada a desejar. É tão boa quanto parecer ser.
Conta sobre Li Lan. Ela é uma adolescente e um dia o seu pai lhe diz que apareceu uma oferta de casamento, porém, o seu noivo já faleceu e ela teria que se tornar uma noiva fantasma. E uma das coisas mais curiosas é que isso realmente existe, como diz no livro, e até hoje existem noivas fantasmas! Olha que loucura.
Acontece que ela vai conhecer a família do noivo, mesmo sem ter aceito o casamento ainda, e começa a descobrir um pouco mais do que deveria saber. Muito curiosa, ela observa tudo a sua volta e faz muitas perguntas, vai a lugares que não deveria ir e descobre coisas que deveriam ficar ocultas. E, claro, existe um romance que eu tive que pegar spoilers com as pessoas porque não aguentei esperar terminar de ler para saber.
A história é muito dinâmica. Sempre tem alguma coisa acontecendo, algo novo que Li Lan descobriu ou ela está próxima de descobrir o que quer saber. Eu amei como a história foi escrita, como a trama foi feita e fiquei muito curiosa sobre a cultura, pois eles falam sobre muitas crenças e tradições.
Tem direito a: amor, fantasmas, mundo dos mortos, demônios, crimes e aventura.
Ninguém pode deixar de ler.

     6 - O Vilarejo – Raphael Montes:

Leio na Rede, Gaby Monteiro

E por último, mas não menos importante, o último lançamento do Raphael Montes, que já estrou pra lista dos meus favoritos. A Fernanda Torres diz que ele não deixa nada a ver para Stephen King e ela está certa! Foi o primeiro livro dele que eu li e passei a admirar muito o seu trabalho.
São sete contos de um mesmo vilarejo e cada conto é focado em um pecado capital e eu achei incrível a história que ele criou por trás, de como esses contos surgiram, dando a impressão de que tudo que está ali é real e eu arrepiei quando li. Foi uma ideia genial, no meu ponto de vista.
Também achei muito interessante a forma como ele ligou todos os contos. O final de um pode ter a ver com o outro e quando você lê algum deles você entende melhor um que já tinha lido e existe um easter egg em todos eles que eu tive que ler de novo pra ter certeza. E achei mais foda ainda quando descobri.

Bem, essas são as minhas recomendações de livros de terror por enquanto. Já leram algum deles? Gostaram? Quais outros vocês gostam e indicam?
Conta pra gente ;)

Para ler outros textos do Outubro Especial, clique aqui.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário