Oi pessoas,
Aproveitando o clima de Halloween,
resolvi selecionar alguns livros de terror que já li e que tem tudo a ver com o
tema. São alguns dos meus preferidos também e eu adorei a oportunidade de poder
dividir com vocês!
1 - Caixa de Passáros
– Josh Malerman:
Esse é um dos meus queridinhos.
Quando comecei a ler, não sabia absolutamente nada sobre ele, mas cismei e quis
de qualquer jeito. Comprei logo e passei na frente de todas as outras leituras,
já que se dizia de terror e eu estou nessa vibe já faz um tempo.
A história é assim: Algumas
pessoas começam a se suicidar e descobrem que isso acontece depois que elas
veem alguma coisa. Isso começa em pequena escala, mas logo se espalha pelo mundo inteiro
e muitas pessoas começam a se suicidar. Por isso, o medo de abrir os olhos fora
de casa se torna constante e as pessoas começam a se isolar e cobrir todas
as entradas, de modo que não vissem o que esta do lado de fora, e, caso
precisem sair, eles tem que colocar vendas.
O livro conta a história de
Malorie, uma mulher que passa por tudo isso grávida! Pois é, quando você pensa
que a sua situação está ruim... E isso se passa durante o tempo que tudo começa e
Malorie está grávida. A narração vai até quatro anos depois, quando ela resolve sair da casa em
busca de ajuda com duas crianças pequenas e atravessar um rio com os olhos
vendados.
Imagine a tensão!
Fiquei presa logo nas primeiras
páginas. A narrativa é simples, de modo que a leitura flui rapidamente e deixa
muito espaço para a sua imaginação. Depois que terminei de ler, fui dormir já
achando que era um dos livros mais fodas que já tinha lido. O problema foi que
eu não consegui dormir porque fiquei com medo de abrir os olhos e ter uma
criatura me olhando e me matar depois. Ou seja, acabei indo pro quarto da minha
mãe, de olhos fechados e trombando em tudo.
Ah, e eu conheci o Josh na Bienal
do Rio e ele é um AMOR! Conversamos até pelo telefone, no meu desespero,
pedindo pra ele me esperar porque eu já estava chegando! Amei muito muito
muito! Com certeza, um dos meus livros e autores preferidos pra sempre.
2 - Nosferatu – Joe
Hill:
Joe Hill também é um dos meus
autores preferidos! Já era fã desde A Estrada da Noite e quando vi que ele
lançou Nosferatu, com uma história que parecia ser mais complexa, tive que
comprar e, apesar de ser um livro relativamente grande, li rapidamente porque
era a única coisa que eu conseguia fazer durante a semana. Nem escrever eu
conseguia, de tão ansiosa que eu ficava para saber o que ia acontecer.
Acontece que existe um homem que
sequestra crianças e as leva para a Terra Natal. Sim, bizarro. Lá elas podem
ser crianças para sempre e brincar de coisas tipo tesoura-no-mendigo.
Divertido, né?
E um dia a Victoria, que tem uma
habilidade especial de ir para qualquer lugar com a sua bicicleta (qualquer
lugar mesmo, desde que tenha sua bicicleta e a ponte, ela consegue ir de uma
cidade a outra em segundos, basta pensar onde quer ir), resolve que
quer se meter em problemas. E adivinha só onde ela vai parar. Sim, nas mãos do
sequestrador, mas ela consegue fugir.
Só que... Até parece que ele vai
deixar isso barato, né?
Me prendeu do início ao fim! Amo o
jeito que o Joe Hill escreve e amei ver o crescimento da sua escrita, desde o
primeiro livro até esse. Ele está seguindo os passos do pai e, apesar de
Stephen King ser o mestre do terror, acho que seu filho não decepciona.
3 - Coraline – Neil
Gaiman:
Como não morrer de medo em
Coraline? Uma porta que te leva para um universo alternativo onde existem
pessoas parecidas com seus pais, com a pequena diferença do botão em vez de
olhos e querem que você fique lá para sempre, sendo filha deles.
É o que acontece quando Coraline,
não Caroline, sai em busca de aventura dentro da própria casa e encontra essas
pessoas. Também, encontra crianças que tiveram suas almas perdidas e saí em
busca delas para poder libertá-las. Ela quer voltar para casa, mas a sua “mãe”
não deixa, a não ser que ela consiga cumprir com a tarefa de libertar todas as
crianças.
E o mundo ali não é o lugar mais
bonito e receptivo do mundo.
Neil Gaiman é genial, não importa
o que ele escreva, mas acho que Coraline é um dos seus livros mais
assustadores. Apesar de ser um livro infantil, coloca medo em muito adulto por
aí.
4 - Carrie, a
estranha – Stephen King:
Foi o primeiro livro do Stephen
King que eu li. Na verdade, foi um dos primeiros livros que li na vida e eu nem
sabia direito quem era Stephen King e, cara, eu devorei o livro. Fiquei nervosa
enquanto lia, sentindo tudo o que a Carrie sentia. Suas frustações, seus medos,
sua expectativa para ir bonita ao baile de formatura.
Uma das coisas que eu mais gosto
no livro é a simplicidade e como ele acerta perfeitamente nas emoções de uma
adolescente. E, claro, em como acontece toda a reviravolta com direito a muito
sangue derramado e olhares assustados.
Li a parte da formatura duas vezes,
de tão incrível que achei. Eu simplesmente não podia acreditar no que estava
acontecendo porque, apesar de saber que alguma coisa ia dar errado, eu não
estava esperando tanto! Esse é, com certeza, um dos meus livros preferidos do
Stephen King, por mais clichê que possa parecer.
5 - A Noiva Fantasma
– Yangsze Choo:
Falando de terror, eu não podia
deixar de lado a Darkside, é claro. Com uma edição completamente maravilhosa de
capa dura, a história do livro não deixa nada a desejar. É tão boa quanto
parecer ser.
Conta sobre Li Lan. Ela é uma
adolescente e um dia o seu pai lhe diz que apareceu uma oferta de casamento,
porém, o seu noivo já faleceu e ela teria que se tornar uma noiva fantasma. E
uma das coisas mais curiosas é que isso realmente existe, como diz no livro, e
até hoje existem noivas fantasmas! Olha que loucura.
Acontece que ela vai conhecer a
família do noivo, mesmo sem ter aceito o casamento ainda, e começa a descobrir
um pouco mais do que deveria saber. Muito curiosa, ela observa tudo a sua volta
e faz muitas perguntas, vai a lugares que não deveria ir e descobre coisas que
deveriam ficar ocultas. E, claro, existe um romance que eu tive que pegar
spoilers com as pessoas porque não aguentei esperar terminar de ler para saber.
A história é muito dinâmica.
Sempre tem alguma coisa acontecendo, algo novo que Li Lan descobriu ou ela está
próxima de descobrir o que quer saber. Eu amei como a história foi escrita,
como a trama foi feita e fiquei muito curiosa sobre a cultura, pois eles falam
sobre muitas crenças e tradições.
Tem direito a: amor, fantasmas,
mundo dos mortos, demônios, crimes e aventura.
Ninguém pode deixar de ler.
6 - O Vilarejo –
Raphael Montes:
E por último, mas não menos
importante, o último lançamento do Raphael Montes, que já estrou pra lista dos
meus favoritos. A Fernanda Torres diz que ele não deixa nada a ver para Stephen
King e ela está certa! Foi o primeiro livro dele que eu li e passei a admirar
muito o seu trabalho.
São sete contos de um mesmo
vilarejo e cada conto é focado em um pecado capital e eu achei incrível a
história que ele criou por trás, de como esses contos surgiram, dando a
impressão de que tudo que está ali é real e eu arrepiei quando li. Foi uma
ideia genial, no meu ponto de vista.
Também achei muito interessante a
forma como ele ligou todos os contos. O final de um pode ter a ver com o outro
e quando você lê algum deles você entende melhor um que já tinha lido e existe
um easter egg em todos eles que eu tive que ler de novo pra ter certeza. E
achei mais foda ainda quando descobri.
Bem, essas são as minhas
recomendações de livros de terror por enquanto. Já leram algum deles? Gostaram?
Quais outros vocês gostam e indicam?
Conta pra gente ;)
Para ler outros textos do Outubro Especial, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário