2 de novembro de 2015

Resenha: Um Ano Inesquecível

Pimenta, Paula. Dewet, Babi. Vieira, Bruna. Rebouças, Thalita. Um Ano Inesquecível, 2015.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O livro apresenta quatro contos independentes, cada um em uma estação do ano. O primeiro foi escrito pela Paula Pimenta e é no inverno. Babi Dewet nos fez apaixonar com o outono, Bruna Vieira narrou as mudanças que encontramos na primavera e Thalita Rebouças nos fez gargalhar com a energia e animação do verão!

Enquanto a Neve Cair, Paula Pimenta

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O conto da Paula é narrado por Mabel, uma garota de 14 anos que queria viajar no final do ano para o sítio das amigas aonde toda a galera se reuniria. Porém, o pai de Mabel planeja uma viagem para o Chile para que toda a família possa esquiar e a personagem principal não gosta nada da ideia. Chegando no Valle Nevado, Mabel faz de tudo para contrariar os pais e não faz questão de esconder a insatisfação de estar naquela viagem, até que vai percebendo o que está perdendo e, alguns incidentes depois e com a ajuda de Ben, Mabel começa a curtir o momento e se dedicar a viagem deixando o celular de lado.

Confesso que no começo do conto Mabel me irritou profundamente. Quem acha ruim de fazer uma viagem para o Chile para conhecer a neve?! Com seu jeitinho especial Paula criou um inverno lindo e romântico. Se algum dia for para o Valle Nevado com certeza procurarei o Ben para me ensinar a esquiar haha.

O Som dos Sentimentos, Babi Dewet

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Com a narração em terceira pessoa, Babi nos apresenta João Paulo, um estudante de música na grande São Paulo que passa as tardes tocando seu violão em frente ao prédio do MASP para arrecadar dinheiro para doação, e Anna Julia, uma jovem estudante de ensino médio que está se preparando para fazer direito. Todo dia para ir para o estágio Anna Julia passa em frente a João Paulo, mas por não gostar de música, Anna nem liga para o jovem no meio da rua. Até que percebe que ele sempre a encara e se sente atraída por ele. Sempre com os fones de ouvido escutando seus posdcasts Anna observa João tocar e uma amizade vai sendo construída em meio a multidão de pessoas na grande São Paulo.

As cenas criadas por Babi são lindas. Um conto movido por muita música e amor situado no outono mais especial e inesquecível de todos! Para mim, o melhor conto do livro.

A Matemática das Flores, Bruna Vieira

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O conto da Bruna é passado na primavera e narrado por Jasmine, uma jovem que está no terceiro ano do ensino médio e envolvida com a loucura de vestibular. A mãe de Jasmine é floriculturista e a vida da protagonista é rodeada de flores e tudo o que tem a ver com a primavera. Jasmine está com dificuldades em matemática e começa a fazer aulas de reforço com o aluno da engenharia Davi, indicado pelo professor de matemática, e sua primavera começa a ficar mais colorida. Porém, nem tudo são flores (péssimo trocadilho, desculpa) e Jasmine se envolve em algumas brigas com colegas de sala. Depois de muito choro, esforço e desafios, Jasmine consegue resolver seus problemas e se apaixonar pela primavera.

Esse conto não me conquistou como os outros. Por estar no terceiro ano do ensino médio, achei que me identificaria bastante com a personagem, porém isso não aconteceu. Achei algumas cenas e atitudes dos personagens incondizentes com a faixa etária e o ambiente que estão inseridas.

Amor de Carnaval, Thalita Rebouças

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O conto mais engraçado do livro é passado no verão e narrado em terceiro pessoa. Os comentários do narrador são hilários e trazem uma nova energia para a narrativa. Tati, Kaka e Inha são três amigas inseparáveis. Tati sonha em ser famosa, Kaka sonha em casar-se com um príncipe e Inha quer somente ser uma boa nutricionista no futuro. Essas três amigas nem imaginavam que o carnaval deste ano seria tão especial e com tantas reviravoltas. E para quem duvidava, amor de carnaval existe sim!

Thalita sempre com sua narração leve se superou na criatividade com esse conto ao criar personagens com nomes como: Keilinha Kero - Kero, Carrie Catherine Shy Goldenblat e PJ Gut Gut Teddy Bear. E ainda na onda de compositora que teve em 360 Dias de Sucesso, Thalita compõe um funk extremamente profundo cantado pela Keilinha Kero - Kero, “Encalhada”. Ainda não conhece? É a sensação do momento! Morri de rir com as conversas das protagonistas, suspirei muito junto de Inha e acabei desejando ainda mais aventuras desse trio de amigas de fazer inveja em qualquer trio de amigas!


O livro fez jus ao nome e os contos apresentaram Um Ano (realmente) Inesquecível. Recomendo muito, com certeza você irá suspirar, apaixonar e rir bastante!


Classificação:

Um comentário: