11 de julho de 2016

Entrevista: Paula Pimenta - parte 2

Algumas semanas atrás postei a primeira parte da entrevista com a escritora mineira Paula Pimenta. Confira a segunda parte na qual a autora fala sobre processo criativo, adaptações cinematográficas de seus livros e o intercâmbio com as leitoras.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede:  Você teve alguma decepção/desencantamento depois que entrou para os bastidores da literatura?
Paula Pimenta: Descobri que realmente existem escritores fantasma. Isso me decepcionou um pouco não só com as editoras, mas com os “autores” que topam isso também. Eu trabalho tão incansavelmente para escrever os meus livros e tenho tanto apego a cada vírgula que coloco neles, que não consigo entender como alguém pode aceitar escrever um livro para outra pessoa e também que alguém aceite simplesmente assinar algo que outra pessoa escreveu... Acho isso muito surreal.
Uma outra coisa que me deixa chateada é a pirataria. É um combate constante, toda semana tenho que denunciar nos sites de download... Sempre aviso aos leitores que isso é errado, pois muitos acham que é normal. Algumas pessoas até me escrevem perguntando onde podem baixar meus livros!

Leio na Rede: Você tem seus livros publicados em Portugal e na América Latina, qual a sensação de receber feedback dos fãs fora do Brasil?
Paula Pimenta: Estive na Feira do Livro de Portugal em maio do ano passado e as duas sessões de autógrafos que fiz ficaram lotadas, foi uma surpresa até para a editora de lá. E no final de 2015 também estive na Feira do Livro de Guadalajara, estava bem cheio também! Meus livros também já foram publicados na Espanha e na Itália. É muito emocionante saber que estou levando um pouco do Brasil para o mundo!

Leio na Rede: Como você faz para continuar atualizada no universo teen que muda constantemente?
Paula Pimenta: Hoje em dia eu vivo nesse universo... Por causa dos meus livros, tenho contato diário com adolescentes através das redes sociais e nos lançamentos. Além disso, leio revistas e livros teen, escuto músicas que os adolescentes gostam... E não é apenas para fazer pesquisa, é muito natural, pois eu realmente gosto de tudo que é feito para esse público, sempre gostei. Acho que minha adolescência foi uma fase tão marcante que eu nunca me desvinculei dela totalmente.

Leio na Rede: Seus livros são muito conectados, os personagens fazem parte de um mesmo Universo. Qual o segredo para fazer a intertextualidade sem cometer gafes?
Paula Pimenta: É bem trabalhoso... Antes de iniciar um novo livro, tenho que reler todos que tenham relação com ele para que as histórias voltem a ficar frescas na minha mente. Eu também tenho uma linha do tempo que fiz com os acontecimentos mais marcantes das séries e o período de interseção entre elas.

Leio na Rede: Qual sua parte favorita no processo de escrita e criação de um livro?
Paula Pimenta: Adoro quando o livro “engrena”. Chega um momento em que a história praticamente se escreve sozinha, a cada vez que tenho que parar fico louca pra voltar, nesse momento é como se eu vivesse mais a vida dos meus personagens do que a minha.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede:  Qual dica você daria para jovens escritores?
Paula Pimenta: Em primeiro lugar, é importante ler muito. Geralmente, quem gosta de ler e tem esse hábito, escreve bem. Devemos também escrever sobre o que gostamos, pois quando escrevemos com paixão, os leitores sentem isso. Escrever sobre o que realmente conhecemos é importante também. Ao escolher um tema, certifique-se que você domina o assunto, para não se perder no meio da história. Depois que o livro estiver pronto, é preciso muita paciência e força de vontade pra procurar uma editora. Acho que esses são os passos fundamentais para quem quer escrever e publicar um livro.

Leio na Rede:  Seus livros estão sendo adaptados para o cinema. Como é esse processo de adaptação?
Paula Pimenta: Ainda está bem no início, então ainda não sei exatamente como vai caminhar. Mas sei que teremos reuniões para discutir o roteiro, a escolha do elenco e tudo mais. A produtora que comprou os direitos quer que eu esteja sempre por perto, para que a adaptação saia o mais fiel possível.

Leio na Rede:  Você tem algum receio com essa adaptação cinematográfica?
Paula Pimenta: Confesso que ainda não estou preparada para ver meus personagens em carne e osso! Eles existem na minha cabeça, então acho que vai ser meio difícil encontrar atores que sejam exatamente iguais a essa imagem formada que eu já tenho. Mas fora isso acho que vai ser bem tranquilo, pois eu vou acompanhar cada fase e fiz questão de colocar no contrato que eu posso até vetar o roteiro caso não concorde com alguma cena.

Leio na Rede:  Tem alguma previsão de lançamento?
Paula Pimenta: Ainda não... É um processo bem lento. Mas mudei de produtora recentemente, o pessoal agora está muito empolgado com o projeto, então acho que vai ser um pouco mais rápido.

Leio na Rede: Você faz um intercâmbio com as leitoras pelos locais que suas personagens viveram nos livros. Como é essa experiência?
Paula Pimenta: É muito gratificante tanto pra mim quanto para as leitoras, pois eu posso mostrar para elas os lugares que me inspiraram, o que me motivou a usar cada local como cenário das minhas histórias.

Leio na Rede:  Você ultrapassou a marca de 1 milhão de livros vendidos. Algum dia imaginou que chegaria nessa marca?

Paula Pimenta: No começo não, eu pensava que no máximo as minhas amigas iriam ler o que eu escrevia. Mas as vendas foram aumentando gradualmente à medida que eu fui lançando mais livros... E de repente a marca de um milhão de livros se tornou atingível. Foi aí que eu comecei a acreditar! Agora já estou calculando quando vou alcançar dois milhões! 

Gostaram de conhecer um pouquinho mais sobre a Paula? Fiquem ligados que esse mês tem lançamento do Princesa das Águas, livro que faz parte de sua coleção de princesas publicada pelo selo Galera Record!

Nenhum comentário:

Postar um comentário