14 de julho de 2016

Resenha: Me Before You

Moyes, Jojo. Me Before You, 2012.

O livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas pelo mundo é narrado por Louisa Clark. Uma jovem que trabalha em um café em sua cidade do interior da Inglaterra, mora com seus pais, o avô, a irmã e o sobrinho, tem um namorado viciado em corridas e não nutre muitos sonhos para serem realizados.

Um dia, o chefe de Lou conta que terá de fechar o café e ela se vê desempregada. Vai a procura de ajuda no Centro de Trabalhos e se depara com propostas de emprego interessantes como atendente de telemarketing, trabalhar em fábricas de frango, ser dançarina de pole dance, dentre outros, Lou acaba aceitando o emprego para ser cuidadora de um tetraplégico.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Thiago Monteiro

Com zero experiência em cuidar dos outros (entregar chá para seu avô não conta muito como experiência), Lou assume o desafio de cuidar de Will Traynor, um jovem ranzinza que faz questão de mostrar como ela não é bem vinda em sua rotina.

Aos poucos, Lou consegue driblar o humor ácido de Will e eles acabam se entendendo. Entre piadas e provocações, Lou e Will compartilham de momentos inesquecíveis que mostram e lembram o como é bom viver. 

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Thiago Monteiro

O lema do livro é Viva Intensamente, ou pelo menos, é o que a campanha de marketing da adaptação cinematográfica fez parecer. Realmente, o livro traz essa mensagem, faça planos, desafie-se, viva, não deixe para amanhã o que você poderia fazer hoje… Porém, fechei o livro com lágrimas nos olhos e a sensação de vazio no coração. O que devia me motivar, me fez paralisar até que todos os fatos fossem absorvidos. Acho que é uma história de certa forma positiva para Lou, mas não para Will…

A escrita de Jojo cativa, mas confesso que no início do livro eu não me prendi tanto a história, o começo é lento, pacato, assim como a vida da personagem. Os capítulos são longos, mas quando o enredo começa a se desenvolver melhor, isso não incomoda mais. Eu li o livro em inglês e foi interessante perceber as gírias utilizadas, a compreensão não foi difícil, salvo uma palavra ou outra.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


O livro já foi adaptado para o cinema, como comentei, e é estrelado por Sam Claflin e Emilia Clake, que deram um show de atuação ao trazer Lou e Will para a vida real. Uma adaptação fiel ao livro, mas que não consegue transmitir tudo narrado pelas palavras de Jojo.

Por fim, mesmo com todas as ressalvas, eu gostei de Me Before You e pretendo ler After You. Acho que é a história narrada aqui é bonita e deva ser conhecida por todos, mas prepare-se, algumas lágrimas irão cair no desenrolar desse romance.


Classificação:

Um comentário:

  1. Nunca vou superar esse livro :(
    Só de ler a sua resenha, já quis chorar.

    ResponderExcluir