10 de setembro de 2015

Resenha: Vitruns, A Sociedade Secreta

Vecchi, Mariah. Vitruns, A Sociedade Secreta. 2015

O livro da jovem escritora carioca é narrado em terceira pessoa e conta a história de Katerine. Kate perdeu a mãe e o namorado em um acidente de carro do qual só ela sobreviveu. Com isso, a jovem garota de 17 anos vai morar com o pai e a madrasta.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Acompanhamos os primeiros dias de aula de Kate e conhecemos, junto dela, Jerzy, o outro garoto (muito lindo) novato da escola. Jerzy sempre senta no fundo da sala e nunca leva material alegando que não necessita disso e ainda diz que Kate perceberá que ela também, pois eles são diferentes. O que ele quis dizer com isso? Descobrimos junto da garota que ela é uma Vitrun, uma sociedade secreta que existe na humanidade há séculos. São pessoas que tiveram contato com a radiação de uma pedra vermelha e essas pessoas adquirem dons. Jerzy é super rápido e consegue ficar invisível. Kate também descobre a existência de Trigons, inimigos dos Vitruns. E agora sua vida muda, com os treinamentos após a aula com Jerzy para que a garota consiga dominar seu dom de intuição e constantes ataques dos Trigons, Kate parte em uma missão para descobrir o porque desses ataques e para conseguir controlar e conviver com seus dons, seriam eles uma benção ou um fardo?

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Quando a autora me enviou o livro fiquei animada. É uma história diferente das que sou acostumada a ler, a distopia difere dos romances que estão aos montes em minha estante. Confesso que demorei um pouco a acostumar com esse universo de Vitruns e Trigons, mas depois que entendi o contexto, vivi todas as aventuras junto dos personagens. A cada pergunta que Jerzy respondia sobre o universo dos Vitruns, encaixava mais uma peça do quebra-cabeças que Kate tentava montar. 

O fato de o livro ser escrito em terceira pessoa não me incomodou como normalmente acontece. Foi ainda melhor, pois possibilitou uma visão geral e o conhecimento de mais informações da história. Os personagens são bem construídos, Kate e Jerzy tem uma carga emocional e uma história de vida encantadoras, fiquei surpresa com a história de Jerzy e ainda tenho curiosidade sobre o passado desse instrutor. O modo como Mariah encaixou acontecimentos da história do mundo de conhecimento geral com a lógica da história dos Vitruns foi bem legal, encontrando explicação e lógica para tudo. Achei um pouco estranha a forma como Bia, amiga de Kate, aceitou todo esse universo novo rapidamente e terminei o livro desejando mais explicações sobre o que acontece com a família de Kate e de seu amigo Marcus, e claro desejando respostas para muitas perguntas (as quais não farei aqui para não dar spoiler) geradas no final do livro. Ainda bem que essa distopia é uma série e mal posso esperar para ler o segundo volume e descobrir um pouco mais sobre esse universo! 

Muito obrigada, Mariah, pela oportunidade de conhecer Kate, Jerzy, Marcus, Leo e Lauren, os Vitruns e os Trigons! Parabéns pelo livro e fico no aguardo da continuação!
Para ler um trecho do livro clique aqui.

Se você também quer me enviar seu livro, mande um email para: gabymonteiro97@gmail.com


Classificação:

Um comentário:

  1. Olha só, não conhecia o livro e nem a autora e me surpreendi ao ler a sinopse, realmente me pareceu interessante. Tá certo que essa temática (adolescentes superdotados) não é mais novidade e tal, mas ainda assim me deu uma pontinha de curiosidade, motivada também pelo fato de nunca ter lido nenhum livro nessa linha, ainda. Gostei da resenha, parabéns. ^^

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir