26 de fevereiro de 2015

Entrevista: Babi Dewet

Hoje a entrevista é com a Babi Dewet, autora da série Sábado à Noite. Espero que gostem!

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Divulgação

Leio na Rede: Você já escreveu algumas fanfics, inclusive Sábado à Noite que virou uma trilogia de livros. Antes da adaptação de SAN acontecer, você já imaginava que escreveria livros?

Babi: Não, eu comecei a escrever fanfic como diversão e porque eu queria entrar mais no universo mágico de Harry Potter. Queria mostrar minha versão daquele mundo e compartilhar com outros fãs. Anos depois, quando percebi que muita gente imprimia a fanfic de SAN para ler fora do computador que percebi que seria ótimo ter o livro. 

Leio na Rede: Como a história de SAN surgiu?

Babi: Um dia, eu pensei em toda a cena final de SAN1, com um baile e uma banda mascarada. Aí sentei para escrevê-la, usando as músicas do McFly como inspiração. Sempre fui fã deles!

Leio na Rede: Como foi adaptar a fanfic?

Babi: Precisei mudar os nomes dos personagens por causa de direitos autorais, assim como adaptar as músicas do McFly. Também dei mais descrição e inclui novos capítulos para incrementar e melhorar a trama. Com fanfic a gente não tem muita preocupação em descrever tudo como é, pois os leitores já sabem de quem se trata a história. Mas quando vira livro é diferente, né?

Leio na Rede: Qual o seu maroto favorito?

Babi: O Bruno! Hahaha Eu nem preciso hesitar! É realmente o personagem com quem eu mais me identifico e tem várias características de amigos próximos. 

Leio na Rede: O que os leitores podem esperar agora que a trilogia de SAN está finalizada?

Babi: Já estou trabalhando em um novo projeto e pensando em outros livros, mas ainda é segredo! xD

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto de Babi Dewet

Leio na Rede: Os seus personagens são pura invenção da sua imaginação ou você os baseia em amigos e conhecidos?

Babi: Eu juntei personalidades e características dos meus amigos com pessoas que conheci, ou com situações que vivi ou presenciei. Não é inspirado em nada especificamente, além dos caras do McFly, é meio que uma junção de tudo o que eu vejo por aí.

Leio na Rede: Quem você admira no mundo literário?

Babi: Aiii é tanta gente legal que acabei conhecendo por causa dos livros! Fiz grandes amizades, tanto com autores e editores quanto com leitores. Admiro o André Vianco, que me inspirou a lançar um livro de forma independente, e muitos autores talentosos e maravilhosos, como a Bárbara Morais, a Paula Pimenta, a Thalita Rebouças, o Raphael Draccon, a Carolina Munhóz. Também admiro os blogueiros que dedicam seu tempo a promover a literatura e tanta gente legal de editoras que sempre me trataram bem e respeitam meu trabalho. 

Leio na Rede: O que você mais gosta nesse mundo dos livros?

Babi: Acho que o que mais motiva um escritor a continuar é receber a resposta dos leitores. Já conheci muita gente especial e com histórias incríveis, que de certa forma me deixaram fazer parte de suas vidas. Eu sei que estou fazendo a  coisa certa quando vejo a reação dos leitores e isso me dá mais vontade de continuar a escrever!

Leio na Rede: Como as fanfics podem ajudar autores iniciantes?

Babi: As fanfics ajudam muito a desenvolver a criatividade, além de ser um ótimo treino para pegar o jeito de escrever. Sem falar que quando postamos uma fanfic, os leitores dão boas sugestões e você consegue perceber onde está errando e acertando. É um bom exercício de autoconhecimento e para se identificar com a escrita! 

Leio na Rede: Qual dica você dá para jovens escritores?


Babi: Ler muito! E treinar a escrever. Nem sempre aquela história é a ideal para ser lançada como livro, mas só de escrevê-la já vale pelo treino e por se reconhecer melhor como autor. Não desistam e continuem a insistir!

Muito obrigada à Babi por topar responder a entrevista! Não deixem de ler os livros dela, são imperdíveis! Estamos aguardando ansiosamente os novos livros!

Um comentário: